segunda-feira, 31 de maio de 2010

Medo, insegurança e Florais de Bach


Atualmente vivemos num clima de insegurança generalizado. Estamos todos estressados, adoecendo psica e fisicamente. A depressão é uma das maiores causas de afastamento do trabalhador, a maior causa das síndromes psíquicas, como a síndrome do pânico, tão freqüente atualmente e também de processos de co-dependência ou das compulsões.

Estamos vivendo um problema sério nos relacionamentos afetivos; as pessoas estão sempre com medo de intimidade com o outro e consigo mesmas. Isso tudo que vem acontecendo no âmbito psicossocial está adoecendo a humanidade toda e se não nos ativermos a isso poderemos enlouquecer frente a tanta instabilidade. Precisamos nos apegar a algo para que possamos nos fundamentar com estabilidade. A nossa capacidade para enfrentar todas essas mudanças está muito abalada, não temos mais nada que seja estável: casamento, emprego, relacionamento, etc.

A atual fase pela qual passamos com o acesso desenfreado ao consumo, à propaganda livre de sexo, à exaltação do poder e do dinheiro e à exposição continua na mídia sobre as pessoas ligadas ao sucesso dando a impressão da facilidade da riqueza, destrói no indivíduo despreparado as últimas resistências morais, induzindo-o à prática de atos reprováveis que o conduzirão ao sofrimento, a uma experiência desagradável.

A infelicidade aparece quando desejamos mais do que é necessário para realizar o aprendizado desta vida. Há os que não obtendo de imediato o que desejam ou idealizam, sentem-se desanimados e não sabem mais o que fazer de sua vida. Criamos então "feras" inconscientes que se voltam contra nós, irrompendo inconscientemente uma força devastadora. E quando isto acontece, estados depressivos, sugestões de suicídio, revolta e violência despontam.

Nosso erro é que estamos sempre procurando ser melhores que os outros. Precisamos, na verdade, aprendermos a ser melhores que nós mesmos, devemos ser a nossa própria meta a ser ultrapassada a cada dia. Finalmente, precisamos deixar de anestesiarmo-nos nos jogos prazerosos e fáceis do mundo ou em expectativas de vida fácil, pois só nos levará a complicar as doenças da alma.

As situações de crise, como estamos vivendo, são momentos de constrangimento, de dor e sofrimento que desgastam, perturbam, aborrecem, mas deles ninguém consegue escapar. Quando elas aparecem ferem a sensibilidade, perturbam, deixam-nos irrascíveis, com um vazio indefinível, ocasionando muita ansiedade.

Para superar estes momentos é preciso ter fé, paciência, coragem, sem jamais esmorecer.
Ao atravessarmos momentos de aflição nos sentimos fragilizados, desprotegidos, sem ânimo, sem inspiração para encontrar a solução. A conseqüência é a depressão, o pânico, o desespero. Quando a dor surge em nós e o sofrimento parece não querer deixar-nos, torna-se premente a necessidade de pensar em DEUS e na importância da vida, possibilitando-nos a aquisição de forças para vencermos as provações.

Nestas fases podemos usar remédios florais de Bach que nos ajudarão a enfrentar essa cultura do medo e da insegurança.
Consulte um terapeuta floral e saiba qual fórmula utilizar com segurança. Lembre-se: NÃO SE AUTO MEDIQUE!
Fonte: somostodosum.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário